onde estamos


A Tecelagem Mello está sediada em Carmo do Rio Claro/MG, cidade localizada à beira do Lago de Furnas, no sul de Minas de Gerais. Carmo do Rio Claro, proporciona aos visitantes inesquecíveis momentos de lazer. O lugar tem locais apropriados para prática de esportes como vôo livre, trail e esportes náuticos. O turista também pode optar pela prática de trecking por lugares com cenários exuberantes.

Igrejas, capelas, casarões de diversas épocas, fazendas centenárias e dois museus, um montam um impressionante acervo histórico, arquitetônico e antropológico de Carmo do Rio Claro.

O artesanato é uma das principais atividades econômicas da cidade. Nos teares de Carmo do Rio Claro, há mais de 120 anos são produzidos tecidos que encantam o país sob a forma de mantas, tapetes, xales e almofadas.

Histórico de Carmo do Rio Claro
O seu núcleo inicial teve origem na época das entradas e bandeiras, com a presença de José Barbosa de Arruda e Domingos Ferreira de Avelar, prováveis remanescentes da bandeira de Lourenço Castanho - célebre por ter expulsado os temíveis Cataguases do sertão de Tamanduá, hoje Itapecerica. No início do povoado, José Joaquim Santana, auxiliado pelos moradores, construiu, uma pequena capela de pau-a-pique. No local, hoje se encontra a Igreja de Carmo do Rio Claro, que teve as terras de seu patrimônio doadas pelo próprio José Joaquim Santana. A freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Monte do Rio Claro foi criada em 1810, em local pertencente ao território da Campanha da Princesa, passando a integrar, em 1814, o município de Jacuí. A fecundidade de suas terras proporcionou o surgimento de prósperas fazendas agrícolas e pastoris, base da riqueza da cidade, que em 1848 passou a pertencer a Passos. O ano de 1875 trouxe sua emancipação.

Copyright © 2006-2012 Tecelagem Mello. Proibida reprodução.